Eu sou licenciado em bioquímica pela Universidade da Beira Interior (2005). Entre 2006-2008, trabalhei como bolseiro de investigação no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS, Covilhã), durante este período adquiri conhecimentos técnicos na área da biologia molecular e celular. Parte do trabalho desenvolvido neste período foi incluída na minha tese de mestrado (2008). 

No início de 2009, mudei-me para os Países Baixos, para realizar o meu doutoramento em neurociências no Instituto Holandês de Neurociências (Amesterdão). Em Maio de 2014, defendi com sucesso a minha dissertação de doutoramento, a qual foi galardoada com o prémio F.C. Donders, prémio atribuído à melhor tese de doutoramento na área da oftalmologia na Holanda. 

Em 2014 e ainda antes de defender a minha dissertação, mudei-me para o grupo do Dr. Erik Lubberts, em Roterdão (Erasmus MC), e em colaboração com o Dr. Björn Claussen realizei investigação na área da imunologia e reumatologia. Dois anos mais tarde, decidi voltar ao estudo de doenças degenerativas da retina causadas por mutações no gene CRB1. Em Leiden (LUMC), tive a oportunidade de desenvolver e testar vectores de terapia génica para o tratamento destas doenças. 

Em 2019, e após um período de quase dez anos a trabalhar nos Países Baixos regressei a Portugal decidido a estabelecer a minha linha de investigação no iCBR - Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra. Aqui pretendo utilizar uma abordagem multidisciplinar para estudar o impacto da inflamação na retina e desenvolver novas estratégias terapêuticas para prevenir a degeneração da retina e consequente perda de visão.


Para mais informação visitar:

ResearchGate

Linkedin

ORCID


 .